Lições do filme Um senhor estagiário para a sua carreira

Protagonizado por Robert De Niro e Anne Hathaway, o longa aborda o retorno de um senhor de 70 anos ao mercado de trabalho e a relação construída com a sua chefa.

O filme também apresenta diversas lições que podem ser aplicadas na vida pessoal e profissional. Confira:

Sinopse Um Senhor Estagiário

A bem sucedida Jules Ostin (Anne Hathaway) é criadora e CEO de um site de vendas que passa por um momento de grande sucesso e crescimento. A empresa implementa um projeto de contratar jovens estagiários com objetivo de possibilitar um meio para colocá-los de volta ao mercado de trabalho e proporcionar novas perspectivas para a sua vida pessoal e profissional.


Com 70 anos, viúvo e aposentado, Ben Whittaker (Robert De Niro) não aguenta mais levar uma vida monótona e enxerga o estágio como uma oportunidade para mudar a sua rotina e se reinventar. No novo ambiente de trabalho ele enfrenta os desafios de recomeçar e, devido a sua personalidade, conquista seus colegas e se torna um amigo de Jules.


Liderança que inspira

Apesar de ser a líder de uma empesa em rápida ascensão, Jules não deixa o título ser o mais importante e mantém uma postura de liderança que inspira os seus colaboradores. Ela trata com respeito, elogia, chama atenção quando necessário e pede desculpas sem medo. Nesse modelo de liderança, os funcionários se sentem mais confortáveis para expressar suas opiniões e colaborar para o sucesso do empreendimento.


Não abra mão dos seus princípios

Ben chega na empresa e se depara com um ambiente totalmente diferente ao que estava acostumado. Além disso, ele passou a lidar com novas personalidades e formas de enxergar o mundo. A sua forma de agir de imediato era taxada de antiquada. No entanto, Ben permaneceu firme em seus princípios. A sua autenticidade e honestidade também não eram utilizadas como motivos para desrespeitar os seus colegas.


Agarre as oportunidades quando aparecerem

Além de estar levando uma vida que no fundo não desejada, como aposentado Ben também precisava lidar com as limitações da idade e o preconceito das pessoas com a terceira idade. Diante de tais fatos ele poderia ter desanimado e permanecido na situação em que se encontrava. No entanto, quando a oportunidade apareceu, mesmo tão incerta, ele soube utilizá-la a seu favor e conseguiu cumprir os seus objetivos na empresa.

Confie em sua capacidade

Jules é uma líder de excelência, com amplos conhecimentos sobre o negócio que comandava e habilidades para torna-lo ainda mais rentável. Apesar dessas qualidades, devido a desconfiança dos investidores sobre a sua capacidade para lidar com um negócio em crescimento e os problemas familiares que enfrentava, Jules passou a duvidar de si mesma. Com a ajuda de Bem, ela conseguiu reconquistar a sua autoconfiança e perceber que, com alguns ajustes, conseguiria lidar com as situações que enfrentava.


Tenha mais empatia

Ben é um senhor de 70 anos que começa a trabalhar com jovens de uma geração diferente da sua. Tanto Ben quanto os seus novos colegas poderiam perceber as dificuldades de ambos e se manterem irredutíveis em suas posturas. Mas fica perceptível como eles abandonam esse pensamento e se ajudam mutuamente, possibilitando que ambos possam crescer.