Valorize o cliente VIP como ele realmente merece

Os clientes que podem ser considerados realmente VIPs são aqueles que já fazem compras na sua Empresa há algum tempo, e o preço do seu ticket médio é mais alto. Para identificá-lo, é necessário analisar no detalhe a base cadastral do seu negócio, verificando a quantidade e a frequência das suas compras, o tipo de produtos adquiridos e, principalmente, os valores gastos por esse consumidor.

Obviamente, todo o público deve ser tratado com atenção e respeito, mas, para quem escolhe sua marca para grandes transações, é fundamental oferecer uma jornada diferenciada. Ao ter esse controle de dados e mapeamento de clientes em mãos, você pode determinar quem é o cliente VIP e, logo, desenvolver um plano de ação para melhorar sua experiência.

Como identificar o cliente VIP

Atrás de cada e-mail, está uma pessoa com características, gostos e preferências únicos. Portanto – se você ainda não tiver um -, busque construir um banco de dados para guardar as informações dos seus clientes, permitindo uma análise de comportamento, bem como fazer uma segmentação por perfil e um acompanhamento das frequências de compras e tickets médios.

Nesse contexto, uma loja de suplementos alimentares, por exemplo, pode não apenas saber quais clientes estão gastando mais no negócio, mas também pode identificar o cliente VIP que busca perder peso e aquele VIP que usa suplementos para aumentar a massa muscular. Desta forma, você pode agradá-los dentro de acordo com sua preferência sem correr o risco de oferecer presentes ou descontos que eles realmente não precisam.

Considerando o gasto médio do público com seu e-commerce, busque definir uma meta para quem entra ou não no grupo VIP selecionado – lembrando que essa definição varia de empresa para empresa. Devido ao número limitado de pessoas nesse grupo, você pode oferecer presentes melhores sem alterar muito seu orçamento.

O que você faz pelo seu cliente VIP?

Assim como as companhias aéreas, por exemplo, que oferecem serviços completamente diferentes para os clientes considerados VIPs (do embarque aos upgrades), considere o tratamento que sua empresa pode oferecer aos clientes com quem deseja manter um contato mais próximo.

Em uma era em que os clientes têm cada vez mais opções de produtos e serviços à sua disposição – muitas vezes, a distância de um clique -, a experiência é a regra. Portanto, o cliente VIP nem sempre vê os descontos como uma grande vantagem. Afinal, um bom número de marcas já oferece cupons para novos cadastros ou para reativar o contato.

Nesse sentido, o mais importante é fornecer recompensas que sejam realmente interessantes para os clientes para aprimorar a experiência com sua marca. Você pode, por exemplo, enviar um e-mail com o pré-lançamento de algum produto, ou alguma campanha antecipada de uma data especial, como a Black Friday. Ou seja, e-mails que demonstrem que o cliente é VIP e por isso recebe informações novas em primeira mão.

Ou, ainda, digamos que você tenha um e-commerce de vinhos, pode recompensar o cliente VIP com um mimo, como taças personalizadas. Como dissemos, por se tratar de uma base de clientes selecionada, o custo de recompensá-los não será tão alto.

Se ainda não está muito claro para você como iniciar essa estratégia, vale atentar para o que tem sido feito no mercado como um todo. Você já deve conhecer, por exemplo, a história do cliente de uma fintech que teve o cartão de crédito mastigado pela sua cachorra. Ao saber da história, a empresa gentilmente enviou uma carta manuscrita, um novo cartão e até um brinquedo para o pet mastigar.

Ou seja, o valor da relação entre empresa e cliente quase nunca está atrelado ao preço, mas sim à experiência criada para o consumidor. Ainda considerando o exemplo acima, uma mensagem manuscrita faz toda a diferença para este cliente especial e possivelmente bastante exigente.

O que isso tem a ver com quem era VIP, mas está inativo?

Se alguém que fazia vários pedidos na sua loja passou a ficar 6, 12 ou mais meses sem fazer outra compra, busque saber o porquê desse comportamento. Afinal, você não deve arriscar perder a fidelidade de um cliente VIP.

Normalmente, essa situação pode ser corrigida entrando em contato com ele e verificando o que aconteceu. Uma experiência negativa com o time de atendimento do seu e-commerce ou atrasos na entrega em uma data marcante, como o Natal, podem frustrar muito um cliente. Portanto, converse com quem deixou de ser VIP. Eles vão te ajudar a melhorar o seu negócio.

E se o número de clientes em sua base que eram VIPs e agora estão ociosos for grande, não precisa falar com todos. Filtre determinados perfis dentro desse grupo e entre em contato. Mostre-se aberto a entender a dor do cliente e esteja disposto a reparar os possíveis prejuízos sofridos por ele. Poucas empresas são tão cautelosas, portanto, essa ação positiva já permite restabelecer a relação com sua marca.