Administrar o pagamento de tributos, elaborar demonstrações contábeis, verificar a situação patrimonial e financeira das empresas.
Essas e outras tantas funções são desenvolvidas pelos “contabilistas”. Esse termo é popularmente utilizado para se referir ao técnico em contabilidade.
Diante da importância deste trabalho, tais profissionais têm uma data exclusiva para comemorar seu dia, que também é uma data para recordar a regulamentação da profissão contábil.
Por isso, o 25 de abril foi estabelecido oficialmente o Dia do Contabilista, através da Lei Estadual nº 1.989, de 23 de maio de 1979.
Essa data é uma conquista diante dos esforços do senador João de Lyra Tavares que, durante sua vida parlamentar, propôs várias leis em benefício da profissão contábil.
No ano de 1926, durante uma homenagem, João de Lyra foi eleito o presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros.
Naquele momento, aproveitou para discursar sobre a importância da criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros, resultando no processo de organização dos contabilistas.
Assim, 20 anos depois, foi efetivado este anseio através do sistema CFC/CRCs (Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade). Por conta de todo seu trabalho, tornou-se o Patrono dos Contabilistas.
Para este ano, o lema escolhido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para homenagear a classe foi: “é sobre inovar, reinventar e evoluir”.
A temática destaca o contexto de dificuldades que o mundo têm vivenciado e, o trabalho que os contadores estão desenvolvendo, diante das transformações e a necessidade de inovações para oferecer um serviço de qualidade e o devido direcionamento de seus clientes.